Este blog têm como proposta ser um auxiliar na apresentação da filosofia, tanto a alunos, quanto a leigos.
Os posts são em sua maioria textos do LIVRO DE FILOSOFIA DO ESTADO DO PARANÁ, escrito por professores da rede pública do estado, e utilizado diariamente nas salas de aula por milhares de jovens que, têm nele, muitas das vezes, seu primeiro contato com a filosofia. Também há escritos de outras fontes e autorias. Aliado aos textos há videos e músicas com conteúdo filosófico, que traz um diálogo filosófico poético, prazeroso e humorado
Contamos com a participação de todos os colegas de trabalho para ampliação de nosso material, com textos próprios, experiências vividas em sala de aula à partir do ensino proposto pelo livro ou blog, enfim, tudo o que venha agregar o fundamento da verdadeira filosofia, que é a busca pela sabedoria. Pois só sabemos que nada sabemos!
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Para um bom Filosofar!
As PERGUNTAS FILOSÓFICAS podem dinamizar a problematização de um tema em debate,dando assim habilidades para o questionamento que provocam o desenvolvimento do raciocínio: comparar, identificar semelhanças e diferenças, constrastar, perceber contradições, dar e pedir boas razões, definir, aplicar e avaliar critérios, distinguir razões de não-razões, boas e más razões, precisar o que for vago, detectar pressupostos, detectar ambiguidades, inferências indutivas, inferências dedutivas, raciocinar por analogia, generalizar, detectar falácias.
1.Perguntas que pedem esclarecimento, explicação, definição:
- O que você quer dizer exatamente quando diz isso?
- O que você quer dizer com a palavra que está usando?
- Você pode explicar de outra forma o que acabou de dizer?
- Como poderia ser colocado este tema?
- O que você pensa poderia ser colocado de outra forma?
- Alguém é capaz de esclarecer o que foi dito?
- Você poderia dar um exemplo do que acabou de dizer?
2.Perguntas que pedem opiniões diferentes, alternativas, contra-exemplos:
- Há outras maneiras de se ver este assunto?
- Por acaso alguém tem um ponto de vista diferente?
- Vocês não estão dizendo a mesma coisa de formas diferentes?
- Há diferença entre o que eles disseram?
- Quem pode explicar a diferença entre o que eles disseram?
- Alguém poderia dar um contra ? exemplo?
3. Perguntas que contestam a opinião ou a sua coerência:
- Seu pensamento continuaria coerente em quaisquer circunstâncias?
- Você não acha que está se contradizendo?
- Vocês estão dizendo a mesma coisa ou estão se contradizendo?
- O que você pensa de opiniões contrárias à sua?
4. Perguntas que pedem razões ou pressupostos de uma opinião:
- O que você está pressupondo quando faz esta afirmação?
- Como você sabe disso?
- Qual é o seu raciocínio para afirmar isto?
- Que razões fazem você pesar isto?
- Em que você se apóia para afirmar isto?
- Em que se baseia a sua opinião?
- Por que você chegou a dizer isto?
- Como você chegou a esta opinião?
5. Perguntas referentes a conseqüências, inferência:
- O que eu posso concluir do que você disse?
- O que você está sugerindo com o que você disse?
- O que está implícito no que você disse?
- Se o que você diz é correto, o que podemos concluir?
- Quais são as conseqüências da sua opinião?
6. Perguntas que estabelecem relações (ligações):
- Quais são as características fundamentais do que você está dizendo?
- Há relação entre o que vocês disseram?
- Você é capaz de esclarecer as diferenças e as semelhanças entre o que disseram?
- É possível ver outras relações entre as opiniões de vocês?
7. Perguntas sobre perguntas:
- Você acha que esta é uma pergunta apropriada?
- Esta é uma pergunta relevante?
- O que esta pergunta pressupõe?
- Você poderia pensar uma outra pergunta que enfatizasse outro aspecto deste assunto?
- Esta pergunta vai nos ajudar?
Estas são as dicas de Filosofia com Crianças e Adolescentes, sobre os questionamentos que partem de um contexto de investigação intrigante. Boas aulas!!!!
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